3º Simpósio Internacional de Pós-Graduação do INISA
Com o tema central “Inter e multiprofissionalidade na formação e na prática em saúde”, o simpósio buscou estimular a reflexão crítica sobre a formação em saúde, incentivar práticas colaborativas e difundir conhecimento científico de excelência. A iniciativa esteve alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com ênfase na promoção da saúde e bem-estar, educação de qualidade, redução das desigualdades e fortalecimento das parcerias interinstitucionais em prol do desenvolvimento humano sustentável.
A programação teve início no dia 18/09 (quinta-feira), com a conferência “Métodos mistos em pesquisas científicas”, ministrada pelo Prof. Dr. Luis Alberto Sánchez-Alfaro, da Universidad Nacional de Colombia (Bogotá, Colômbia), marcando a forte presença internacional no simpósio. Na sequência, a Profa. Dra. Laís Alves de Souza Bonilha (INISA/UFMS) apresentou a conferência “A Lei 14.874/24, a importância da análise ética e o futuro do sistema CEP/Conep”.
À tarde, ocorreu a oficina “Uso de inteligência artificial na produção científica da pós-graduação”, conduzida pela Profa. Dra. Carolina Colombelli Pacca (UNESP). Durante 3h30, foram exploradas ferramentas inovadoras como ChatGPT, Manus.AI, SciSpace, Litmaps, Research Rabbit e Zotero, além de debates sobre ética, integridade científica e limites da automação na pesquisa.
Na cerimônia de abertura, o Prof. Dr. Luis Alberto (Colômbia) ministrou a palestra “Decolonização e racismo no acesso aos serviços de saúde da América Latina”, sob moderação do Prof. Dr. Rafael Aiello Bomfim. O primeiro dia encerrou-se com uma confraternização no INISA – Unidade 12, animada pela apresentação do Quarteto de Saxofones do Núcleo Sinfônico UFMS.
O segundo dia (19/09), no INISA – Unidade 12, foi marcado pela apresentação de trabalhos e sessões de comunicação oral. À tarde, no Auditório LAC, a Profa. Dra. Carolina Colombelli Pacca ministrou a conferência “IA na produção científica e prática multiprofissional”. O evento encerrou-se às 15h30, com a aguardada premiação dos trabalhos científicos apresentados pelos discentes.
Destaque para os trabalhos premiados do PPGSF
O Programa de Saúde da Família obteve excelente reconhecimento, com três trabalhos premiados, que evidenciam a qualidade e o impacto da produção científica do INISA:
-
Izabela Barbosa Mazeli, Rafael Aiello Bomfim – Atenção Odontológica às Pessoas com Deficiência e Doenças Raras no Brasil: Uma Revisão Integrativa.
-
Jacqueline Silva Mascoli, Priscila Maria Marcheti Fiorin – Entre cores e cuidados: a arte como dispositivo terapêutico para mulheres na Atenção Primária à Saúde.
-
Dayane Vanessa Oliveira Garcia Senna, Cacilda Tezelli Junqueira Padovani – Vacina contra HPV: conhecimento de estudantes em situação de vulnerabilidade social em Campo Grande, MS.
O 3º Simpósio Internacional de Pós-Graduação do INISA reafirmou seu papel como espaço de internacionalização, inovação e fortalecimento da produção científica, promovendo diálogos sobre ética, tecnologia, decolonização e equidade no acesso à saúde na América Latina.














